COMUNICAÇÃO SEMINÁRIO REGIONAL PNEP - 13 de Março de 2008

“A nossa experiência”


Número de Formandos: 14;
Escolas envolvidas: todas as EB1 do Agrupamento, excepto a EB1 Nº2, num total de seis turmas da EB1 Nº1 (com oito formandos); duas turmas da EB1 Nº3 (com dois formandos); duas turmas da EB1 Nº4 (com dois formandos); uma turma da EB1 de Morais (um formando) e uma turma da EB1 de Chacim (um formando).

Turmas/Ano de escolaridade: duas turmas de 1º ano; uma turma de 2º ano; quatro turmas de 3º ano; três turmas de 4º ano; uma turma de 1º e 4º anos; uma turma de 2º e 3º anos.

Alunos envolvidos: 51 de 1º ano; 30 de 2º ano; 83 de 3º ano; 69 de 4º ano, num total de 233 alunos.

Expectativas iniciais dos formandos:
- Adquirir novos conhecimentos e novos saberes nesta área para os poder transmitir aos alunos;
- Valorização pessoal;
- Desenvolver novos conteúdos;
- Melhorar a prática pedagógica;
- Partilhar experiências;
- Novas metodologias e práticas;
- Reflexão sobre as práticas;
- Ensino mais criativo;
- Contribuir para a valorização e enriquecimento do ensino da Língua Portuguesa;

O que já alteraram nas suas práticas:
- Planificação mais pensada;
- Aulas preparadas de forma mais cuidada;
- Actividades com impacto mais educativo (motivação);
- Recurso a novas tecnologias de informação (com a produção de documentos em PowerPoint e o uso do quadro interactivo) – que predispõem para uma melhor aprendizagem; (António Alfredo)

O que se tem feito:

- Apelo à mudança (que sejam actores e dinamizadores de uma nova mentalidade educativa);
- Partilha de documentação, pedagogias e metodologias, com a finalidade de redimensionamento de práticas, reflexão sobre o acto educativo e o repensar estratégias de acção para banir a pedagogia da mera transmissão;
- Criação de um blogue para um efectivo trabalho de interacção no grupo;
- Participação em actividades do Agrupamento, nomeadamente, na Semana da Leitura, onde interviemos, animando uma sessão de leitura para crianças de algumas turmas da EB1 Nº1 de Macedo de Cavaleiros; estamos disponíveis para atender qualquer solicitação dos colegas.

Aspectos positivos apontados pelos formandos:
- Contribuição da formação para a reflexão sobre a intencionalidade educativa e, para a inovação e mudança na educação (Ana Pereira);
- É muito trabalhosa mas está a superar as expectativas (Olímpia Zamora);
- É diferente de todas as outras já frequentadas e está estruturada de forma a se poderem obter bons resultados na área de L.P., em termos de futuro (Olímpia Zamora);
- Despoletar múltiplas reflexões e incentivar uma criatividade crescente, com repercussões positivas no desempenho profissional (Helena Magalhães);
- A bibliografia aconselhada permite aprofundar os temas tratados e os conhecimentos adquiridos vêm dar um enquadramento teórico profícuo à nossa prática pedagógica (Helena Magalhães);
- As sessões têm possibilitado ver o ensino de uma forma mais criativa e dinamizar aulas mais sustentadas (Filomena Prada);
- Esta medida (modelo de formação) dará os seus frutos nas diferentes aprendizagens escolares (António Alfredo);
- Sessões elucidativas, objectivas; adquiri muitos conhecimentos referentes à consciência fonológica (Anabela Pinto);
- A documentação disponibilizada é profícua e poderá ser utilizada após a formação (Anunciação Pimentel);
- No nosso Agrupamento já houve grandes modificações nas práticas docentes, no ensino da Língua Materna (Natividade Maio);
- Há maior motivação e progresso por parte dos alunos (Deolinda Baptista);
- Estas aula “diferentes” despertaram muito interesse por parte dos alunos (Augusta Gonçalves);
- Tenho aprendido muito (Cecília Rocha).

Aspectos negativos apontados pelos formandos:
- Formação excessivamente longa, especialmente no que se refere a aulas assistidas; trinta horas anuais são em demasia, para profissionais já com tantas horas de docência ministradas (Fernando Pinto);
- O suporte documental (brochuras) em atraso (Rogério Fernandes).

Propostas dos formandos para a melhoria da formação:
- Redução do número de horas tutoriais (opinião unânime);
- Uma partilha mais efectiva por parte dos formandos – o trabalho de um deveria ser partilhado por todos, através da Plataforma e-learning ou do blogue (Rogério Fernandes).

O que os formandos opinam sobre a formadora:
- A formadora tem conduzido de uma forma séria e comprometida as oficinas temáticas e as tutorias, impulsionando o nosso crescimento e desenvoltura, mas exigindo o melhor que pudermos dar (Helena Magalhães);
- Sem ser exigente transmite os conhecimentos de uma maneira sábia, sem ser crítica corrige as nossas falhas (Olímpia Zamora);
- Os temas desenvolvidos foram pertinentes e trabalhados de forma bastante satisfatória pela formadora (António Alfredo);
- A formadora está sempre ao dispor para orientar, informar e esclarecer qualquer dúvida que surja (Anabela Pinto);
- A formadora domina cientifica e pedagogicamente as temáticas abordadas (Anunciação Pimentel);
- Sinto apoio, encorajamento, abertura a novos processos de ensino e eliminação de outros, através da disponibilidade da formadora (Natividade Maio);
- Compreensiva e amiga de ajudar os formandos, conhecedora do 1º Ciclo (Fernando Pinto).

Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros
Formadora: Alexandra Subtil

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns. Interessante.