Exercícios de escrita criativa




OBJECTIVOS:
Conhecer a natureza da escrita criativa;
Conhecer algumas características da escrita lúdica;
Produzir textos escritos livres, com vista ao desenvolvimento da criatividade.
Reflectir sobre o funcionamento e o uso da língua portuguesa
Experimentar práticas de escrita facilitadoras da apropriação da escrita.


CONTEÚDOS
Exercícios de escrita criativa: anagramas, acrósticos e retalhos para tecer histórias.

METODOLOGIA
Os alunos da turma formaram quatro grupos de trabalho. Foi distribuída por cada grupo uma folha de trabalho com propostas de exercícios de escrita criativa e, posteriormente, 5 tiras de papel onde escreveram frases sobre uma história tradicional, de acordo com o que lhe foi solicitado pelo professor no quadro. Os retalhos foram baralhados pelos grupos, para tecer histórias diferentes.
Numa fase posterior, cada grupo apresentou o trabalho produzido.

AVALIAÇÃO
A avaliação final teve em consideração as capacidades evidenciadas pelos grupos na escrita dos exercícios de escrita criativa, bem como a sua prestação na apresentação dos trabalhos produzidos à turma.


Invertendo a posição das letras de uma palavra podemos construir um anagrama. Descobrir um anagrama para cada uma das palavras:

a) SERVO - VERSO
b) SOLTA - SALTO
c) CARLOS - CLAROS
d) LATOS - SALTO
e) ROMA - AMOR
f) CORTA - ACTOR
(Patrícia, Ricardo, Cátia, Fábio, Kévin e Francisco)

a) SERVO - VERSO
b) SOLTA - ALTOS
c) CARLOS - CLAROS
d) LATOS - LOTAS
e) ROMA - AMOR
f) CORTA - TOCAR
(Mariana, Andreia, Vítor, Laura e Beatriz)

Brincadeiras com letras (acrósticos):Escrever para formar palavras da mesma área vocabular da palavra escrita na vertical.

E - ESTUDAR
S - SALA
C - COLA
O - OBEDECER
L - LÁPIS
A - AMIGOS

T - TRABALHADORES
U - UNIDOS
R - REGRAS
M - MATERIAL
A - ALEGRIA
S - SACOLA
(Patrícia, Ricardo, Cátia, Fábio, Kévin e Francisco)

E - ESTUDANTE
S - SALA
C - CANTINA
O - OBEDEDIENTES
L - LIVROS
A - ARMÁRIOS

T - TRABALHADORES
U - UNIDOS
R - REBELDES
M - MALUCAS
A – APRENDER
S - SABEDORAS
(Mariana, Andreia, Vítor, Laura e Beatriz)

Escrever um acróstico com o nome de um aluno do grupo: Patrícia
Penso que na sala sou
A melhor aluna da turma.
Temos cuidado com os amigos,
Ricardo vai ser operado.
Isto é uma brincadeira
Com o Ricardo no hospital
Isto não dá resultado
Antes de ir para casa.
(Patrícia, Ricardo, Cátia, Fábio, Kévin e Francisco)

Nome de um aluno do grupo: Mariana

Meu nome não é Marta
Anabela nem pensar
Rio-me à gargalhada
Infeliz nunca estou
Ainda não acabou a adivinha
Nem pensar que te vou dar a resposta
Amanhã talvez saibas o meu nome.
(Mariana, Andreia, Vítor, Laura e Beatriz)

Com as cinco frases soltas (sublinhadas no texto), o nosso grupo foi capaz de produzir esta história:
Era uma vez três porquinhos que tinham medo ao lobo. A história passou-se no palácio grande com a princesa e o príncipe. Encontraram os três porquinhos a fazer um piquenique e o porquinho mais velho disse-lhes se queriam comer qualquer coisa. Passou-se que o lobo queria comer o capuchinho vermelho e a sua avó mas um caçador ouviu os gritos e pôs tiros ao ar para assustar o lobo. Foi a Gata borralheira dançar com o príncipe e depois zangou-se com o príncipe. O capuchinho e a avó ficaram felizes porque o lobo não os comeu.
(Patrícia, Ricardo, Cátia, Fábio, Kévin e Francisco)

Era uma vez uma rainha e um rei que tinham uma filha tão linda, tão linda, que se chamava Branca de Neve. A história passou-se numa casa muito grande. Mas foi que o príncipe descobriu a dona do sapato de Branca de Neve. O problema era o lobo mau que estava esfomeado. A história acaba em casa do porquinho mais velho que ajudou os seus irmãos.
(Mariana, Andreia, Vítor, Laura e Beatriz)




Escola E B 1 de Macedo de Cavaleiros n.º 1, Turma 7, 3º Ano (2 grupos)

Sem comentários: