A partir da sugestão da formadora, aquando das temáticas sobre a importância do treino da consciência fonológica, e, com base na brochura da DGIDC – “O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica”, trabalhámos as rimas. Trabalhá-mo-las com o intuito de treinar a capacidade de ter consciência dos sons, para posteriormente se ler e escrever proficuamente. Trabalhámos sistematicamente, ao longo de um mês, variados tipos de sons e rimas, inicialmente na oralidade e posteriormente, através da leitura e da escrita.
Assim, tivemos como objectivos:
-Desenvolver a imaginação e a sensibilidade;
- Desenvolver a capacidade de identificar rimas;
- Sensibilizar para a abordagem do texto poético como forma de cativar os alunos para a leitura e a escrita;
- Ser capaz de construir rimas.
Desenvolvemos actividades como:
- A partir de diversos textos/livros de poesia de diferentes autores (lidos em voz alta pelas crianças e por nós, individualmente ou em pares, leitura dialogada, leitura em coro, jograis), dramatizámos, descobrimos imagens, fizemos jogos de sons, jogos de palavras…
Alguns trabalhos produzidos pelas crianças:
Formanda: Cecília Rocha
EB1 Nº1 de Morais
2º e 3º anos de escolaridade
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário