Comunicação/ Seminário PNEP- 13/03/2008

Formanda: Anunciação Afonso

Trabalho desenvolvido numa turma de 3º ano, no âmbito do PNL, partindo da leitura do livro “Limpa Palavras e outros poemas”, de Álvaro Magalhães. Deste trabalho resultou a escrita e edição de um livro: “PORTAS E PALAVRAS.”
Objectivos:
Despertar a sensibilidade dos alunos para o texto poético como forma de os motivar para a leitura e a escrita;
Favorecer a fruição e a apreciação do texto poético;
Promover a leitura do texto icónico;
Fomentar a relação entre o texto verbal e o texto icónico;
Desenvolver a imaginação e a criatividade;
Reflectir sobre os diferentes valores e suas implicações práticas na vida em sociedade;
Estimular o espírito reflexivo.
Actividades:
Apresentação da obra à turma, observação e indagação sobre os conteúdos da capa, das folhas de guarda, da folha de rosto e da contracapa.
Leitura de imagens, interrogando, relacionando com o título, antecipando conteúdos. Comparámos a ilustração com o conteúdo dos poemas.
Lemos de várias maneiras: a cantar, a rir, a chorar, a gaguejar, muito rápido, muito devagar, como a relatar futebol, em coro, aos pares,a dialogar, jograis….
Trabalhámos a escrita a partir de perguntas no quadro, questionários orais, caligramas, acrósticos, usando a teoria de Brainstorming, continuando versos, mapas conceptuais, fichas de leitura, conceitos gramaticais, inventando poemas, adivinhas, rimas ,interrogando, questionando…
Interdisciplinaridade:
Lateralidade, tempo, seres vivos, respeito pela diferença, ilustrar de diferentes formas os poemas escritos pelas crianças, dramatização e memorização de alguns poemas, mímica de versos.
Considerações finais:
No início as crianças sentiram dificuldades mas, à medida que se ia desenvolvendo o trabalho, notava-se uma grande adesão: descodificaram mensagens, inferiram e descobriram a polissemia e o gosto pela leitura.
São crianças que estão sensibilizadas para a leitura e a poesia.

Sem comentários: