Trava - línguas e Lengalengas

Trava-línguas
Os trava-línguas, por compreenderem associações de consoantes de difícil dicção e os sons exigirem movimentos seguidos da língua, que não são habitualmente utilizados, são um bom recurso para trabalhar a oralidade, aperfeiçoar a pronúncia e, também servem para divertir, provocar disputas e risota entre as crianças.
Actividades:
Foi distribuído um envelope com um trava-línguas, às crianças. Em segredo, duas a duas, leram o trava-línguas, identificaram as palavras parecidas ou que se repetiam e escreveram-nas numa folha.
Colocaram as folhas escritas dentro do envelope, baralharam e voltaram a distribui- -los.
Aos pares, as crianças abriram o envelope e, com as palavras que estavam escritas na folha, inventaram novos trava-línguas:

“O papa pegou na fava com o pau da faveira para esfarrapar a fava com a faca do faqueiro.”
“Olha o ninho de mafagafos que tem sete mafamaluquinhos.
Se a mafamaluca não está, os mafaluquinhos fazem uma mafamaluqueira de esmafamalucar a mafamalucada.”
“No eco há eco-pontos, que ecos há no eco-ponto que lá está? Há o eco do eco-ponto que há lá.”
“O Sábio não sabia assobiar, mas sabia que o Sabiá sabia que o Sábio não sabia assobiar com medo da Sabiá que sabia assobiar.”
“Cada um faz casa. Casa faz cada um. Fica a casa, fica um, cada casa faz um.”
“Se eu fosse doce… Que doce seria? Que sabor teria?
Seria doce, redoce, tridoce, quadroce com arroz-doce.”
“A Mole perguntou à Molenga quanto mole é a Molenga.
A Molenga respondeu à Mole que é tão mole quanto a Mole é molenga.”
“O peito do Pedro é preto. É preto o peito do Pedro.
Se o Pedro não tivesse o peito preto, o preto no peito não lhe tinha respeito”.


Lengalengas«As crianças vêem as lengalengas como um divertimento. Brincar com as palavras, articular sons, imprimindo-lhes determinada cadência é sensibilizar a criança para a língua materna, despertando-lhe o gosto pela leitura e pela escrita.
São actividades lúdicas que podem motivar e encaminhar as crianças no mundo da poesia».
Actividades:
Depois de terem lido e ordenado uma lengalenga, as crianças escreveram outra, continuando uma sequência de pergunta resposta.
- O que está no telhado?
-Um pássaro amarelado.

- O que está no jardim?
- Um jasmim.

- O que está na balança?
- Uma grande pança.

- O que está no bidé?
- O professor a lavar o pé.

- O que está no roupeiro?
- O Marco Azibeiro.

- O que está na gaveta?
- Uma grade preta.

- O que está no caminho?
- Um rapaz a comer toucinho e a beber um copo de vinho.

Fazendo parte da cultura de tradição oral, tanto os trava-línguas como as lengalengas, são actividades que agradam sempre às crianças.

4º Ano Turma 10
Formanda: Anunciação Afonso
Professor Titular da Turma: Francisco Miranda

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