Escrita Criativa

Competências:
-Usar multifuncionalmente a escrita, com correcção linguística e domínio das técnicas de composição de vários tipos de textos.
-Experimentar percursos individuais ou em grupo que proporcionem o prazer da escrita.
-Promover a divulgação dos escritos como meio de os enriquecer e de encontrar sentidos para a sua produção.
-Produzir textos escritos com intenções comunicativas diversificadas.

Escrita com tema sugerido:






Baralhar histórias
“A Engrácia”- Mãe, porque é que eu me chamo Engrácia?
Como era dada à solidão e às coisas do pensamento, recebia poucas visitas.
- Que queriam eles?
- Eu é que já não estou a achar graça nenhuma!
A mãe poisou o tricot da meia meia-feita, outra meia por fazer, no colo e olhou a filha.
Mas, tinha a voz tão fraca que ninguém a ouvia.
O ar fino e puro entrava na alma e, na alma espalhava alegria.
Era o vento que tinha parado e lhe dizia:
- Noite de chuva como um violino desafinado…u…u…u…
A Engrácia nem reparou.
E assim, ela compreendeu o significado do seu nome.


“Baralhámos” as histórias, a partir dos seguintes livros:

“Aventuras da Engrácia”(Maria Alberta Meneres)
“Serra Bendita” (Eça de Queirós)
“O gato” (Pedro Alvim)
“A história da papoila” (Luísa Ducla Soares)
“”Histórias com todas as letras” (José Jorge Letria)
“História da égua branca” (Eugénio de Andrade)

“As andanças da coelhinha e de D. Sebastião são as chuteiras”

A coelhinha Fifi vai contente para a escola com uma mala bem forte.
Foi a África combater os mouros… mas queria ver o seu nome escrito nos livros de história antigos… e acabou, no nevoeiro, por sumir. Toda a gente chorou o desaparecimento. O tempo tinha melhorado… e tentavam, em vão, encontrar a Fifi.
- O que é aquilo?
- É a Fifi.
- Onde andou ela quatrocentos e tal anos?
- Não voltes a fugir – disse a mãe da Fifi.
Na escola D. Sebastião esperava a Fifi.
- Tinha Fifi de apresentar a história?
- O que tens tu para apresentar à aula?- disse a professora.
- Nenhum trabalho. Trago na minha memória tudo o que eu passei.

“Baralhámos” as histórias, a partir dos seguintes livros:
“Chuteiras voadoras” (Manuela Ribeiro)
“A coelhinha vai à escola” (Maria Adelina Couto Viana)
“As andanças do senhor Fortes” (António Mota)
“Sebastião regressa a casa” (Nuno Mark)

Letra imposta


Estas actividades promoveram interacção entre as crianças e, entre estas e o professor, possibilitando o diálogo, a troca de impressões que conduzem ao progressivo domínio da estruturação da linguagem escrita.

Formanda: Deolinda Ferreira
EB1 de Chacim
T2: Alunos de 1º e 4º anos

Sem comentários: