O HIPOPÓTAMO VAIDOSO

Objectivos: Desenvolver o gosto pela leitura. Praticar jogos de palavras. ouvir ler histórias. Identificar personagens. Ordenar frases. . Leitura de frases. Construir uma história a partir da leitura de um conjunto de frases.


Ler frases em forma de:


Ler frases em colunas:



Palavra "pirata" numa frase.


Leitura de frases em puzzle





Personagens da história " O hipopótamo vaidoso".



O HIPOPÓTAMO VAIDOSO


O senhor hipopótamo Gingão estava muito vaidoso porque a sua filha Bolinha ia casar-se com o senhor elefante Pé-pesado, animal muito importante da floresta.
O senhor hipopótamo foi, a correr, ao alfaiate e disse-lhe:
- Mestre Sovela, quero que me faça um fraque do melhor tecido que tiver.
- Se o tecido chegar, pode estar descansado que lho faço. Mesmo assim, seria melhor que o senhor fizesse uma dieta até ao dia do casamento – aconselhou Mestre Sovela.
- Está bem, está bem, eu faço a dieta. Não é todos os dias que se casa uma filha – respondeu o senhor hipopótamo, muito empertigado.
O nosso amigo Gingão não conseguiu fazer a dieta, pois a tentação era muito grande com todas aquelas guloseimas que a senhora hipopótamo ia fazendo para o dia do casamento.
Bombom aqui, bolo acolá e a barriga do senhor hipopótamo crescia, crescia! Mas, para se consolar, e cego de vaidade, ele dizia:
- Não interessa que eu não tenha emagrecido.
O fato do casamento está tão bonito, que todos os convidados vão olhar para ele e nem vão reparar que eu estou um pouquinho forte. Porque eu não estou gordo, estou simplesmente forte.
No dia do casamento o senhor hipopótamo Gingão levantou-se muito cedo, vestiu o fraque e foi mirar-se nas águas do rio enquanto dizia para si próprio:
- Estou memo bonito! Vou ser o mais elegante da festa! Entretanto começaram os convidados a chegar e, quando já não faltava mais nenhum, o senhor hipopótamo virou-se para a sua filha, Bolinha, e disse:
- Dá-me o teu braço para que eu te leve ao teu noivo Pé-pesado.
A Bolinha assim fez e deu o braço ao seu pai Gingão. Quando passavam por entre os convidados, o senhor hipopótamo reparou que a senhora avestruz olhava muito para a sua barriga, e logo ele pensou:
- O melhor é eu encolher a barriga para parecer mais elegante.
E zás: encolhe a barriga e caem-lhe as calças. Todos os convidados desataram às gargalhadas ao verem o senhor hipopótamo em cuecas.
Desse dia em diante, o senhor hipopótamo jurou a si próprio que nunca mais seria vaidoso.

Ana Jardim, Histórias Infantis com bichinhos e bicharocos, Editora Ausência

Fichas de trabalho




ANABELA LOUSADA PINTO

E.B.1 Nº1 DE MACEDO DE CAVALEIROS

TURMA 8 - 2º ANO

Sem comentários: