Projecto de Leitura




Eb1 nº1 – Turma 1 - 1º ano
Prof. Maria Helena Magalhães

Resumo
Este projecto de leitura destinado aos alunos do 1º ano da Turma 1 da Eb1 nº1 do Agrupamento Vertical de Escolas de Macedo de Cavaleiros, foi desenvolvido em contexto de sala de aula. Além de corrigir comportamentos desadequados, este trabalho pretende despertar nos alunos a sensibilidade poética e desenvolver a sua capacidade de expressão oral, musical, plástica e dramática.

Palavras-chave: Birra; Teimosia; Emoção; Poesia

Introdução
Considerada desde sempre como uma importante área a explorar, a linguagem é um pilar básico na estrutura global da aprendizagem.
Sendo o melhor instrumento de comunicação de que dispomos, a linguagem facilita o caminho de relação com o mundo, devendo motivar-se a sua aprendizagem de modo a permitir que os alunos desfrutem e se recriem no seu uso, em vez de os forçar a uma sistemática memorização de regras. Através da linguagem é possível comunicar, representar e regular comportamentos.
Inúmeros autores consideram a linguagem oral, o ponto de partida da linguagem escrita, garantindo o domínio correcto de ambas, um maior êxito nas restantes áreas académicas.
Com este projecto vamos procurar palmilhar com os alunos um percurso onde se entrecruzam palavras pronunciadas, mimadas, evocadas (através de imagens) e escritas, num jogo dramático e poético, desafiando a imaginação e estimulando os sentidos.
Entendendo a escola, como espaço legítimo para a educação da criança, este projecto de leitura busca simultaneamente e, na medida do possível, “articular a união da vida afectiva com a vida intelectiva para, ao mesmo tempo, nos limites das actividades educacionais, promover o desenvolvimento de ambas.” (Almeida, 1999: 14).
Compreender as emoções das crianças e criar espaços de escuta sobre a sua vida afectiva, procurando ajudá-las a reflectir sobre as razões do seu agir, incentivando condutas assertivas é, no nosso entender, fortalecer a sua aprendizagem social e emocional, com incontestáveis repercussões positivas no seu desenvolvimento intelectual.

Objectivos do Projecto

Objectivos Gerais

Desenvolver a capacidade de expressão oral.
Estimular a sensibilidade poética.
Educar a memória.
Contribuir para o desenvolvimento do espírito criativo.
Fomentar o gosto pela leitura.
Promover a interdisciplinaridade.

Objectivos Específicos

Exprimir-se por iniciativa própria em grande grupo.
Relatar acontecimentos vividos.
Descrever desenhos, fotografias, gravuras.
Transpor enunciados orais para outras formas de expressão (gestual, sonora, pictórica…)
Dramatizar situações vividas ou imaginadas.
Articular palavras com correcção.
Reproduzir rimas.
Experimentar variações expressivas da língua oral (variar a entoação de palavras e frases).
Emitir opiniões sobre trabalhos realizados.
Regular a participação nas diferentes situações comunicativas (aguardar a vez de falar, ouvir e respeitar as ideias dos outros…)

MetodologiaExploração de imagens em suporte papel.

Leitura em voz alta com boa dicção, simplicidade, expressividade e apoio em imagens sugestivas, projectadas em power point.

Criar atmosferas com a voz acompanhadas de expressões fisionómicas e gestos significativos, a fim de ajudar as crianças a construir imagens mentais.

Solicitar a colaboração dos alunos, procurando envolvê-los em jogos dramáticos e poéticos.

Estimular a criatividade dos alunos com actividades de expressão plástica, musical e dramática.

Processo de operacionalização:
- Visualização de gravuras sobre diferentes expressões fisionómicas e posturais corporais.
- Exploração das imagens solicitando a participação dos alunos.
- Através do diálogo deixar que os alunos cheguem à palavra “birra”.
- Questionar os alunos sobre o que são, porque se fazem e quais os resultados das birras.
- Escutar as vivências das crianças, sugerindo que descrevam situações em que tenham tido comportamentos desadequados.
- Pedir voluntários para assumirem atitudes e posturas corporais de crianças a fazerem “birra”.
- Leitura em voz alta, do poema de Cecília Meireles Uma palmada bem dada, com o auxílio dos alunos que enunciam palavras, cujas imagens são projectadas em power point..
- Escolha aleatória de pequenas gravuras que correspondem a palavras que integram o poema.
(Um aluno voluntário faz circular pelos colegas um pequeno envelope que contem as gravuras.)- - Apresentar à turma o poema escrito em papel de cenário, mas onde faltam estrategicamente palavras que rimam. Os alunos identificam essas palavras e colam no devido lugar as imagens que lhe correspondem.
- Divisão silábica das palavras que rimam, marcada por batimento de palmas.
- Leitura integral do poema, experimentando ritmos, intensidades e entoações diversas.
-Resolução de uma pequena ficha de trabalho, onde os alunos têm que estabelecer uma correspondência entre imagens de palavras que rimam e identificar nessas palavras as vogais impressas e manuscritas, rodeando-as a vermelho e verde, respectivamente.
- Entoar em grande grupo a canção “O menino do contra”.

Actividades complementares
· Desenho sobre as birras.
· Ilustrar a parte do poema “Uma palmada bem dada” que mais sensibilizou cada aluno.
· Reconstruir o poema com base nas ilustrações dos alunos.
· Repetir o poema com voz meiga, irritada, mimada, assustada, ensonada, zangada…
· Dramatizar excertos do poema lidos em voz alta pela professora.
· Emparelhar palavras e frases (de acordo com as rimas).
· Descobrir novas rimas.
· Imaginar diferentes finais para o poema.
· Explorar sentimentos e emoções.
· Dialogar sobre os sentimentos positivos e os afectos.
·Sugerir actividades que podem ajudar a apaziguar as birras e os comportamentos desadequados.
· Construção de rimas para os nossos nomes.
· Registo de opiniões sobre a sessão de animação da leitura e/ ou trabalhos realizados.

Avaliação do Projecto
Observação directa do comportamento dos alunos no decorrer das várias actividades para avaliar:
- O interesse manifestado.
- O grau de participação e envolvimento nas actividades propostas.
- A pertinência e o sentido de oportunidade das suas intervenções.

Análise dos trabalhos escritos produzidos pelos alunos, tendo em conta os seguintes aspectos:
- Resposta adequada ao que foi solicitado
- Criatividade
- Perfeição

Registo de opiniões

Reflexão

Este projecto de leitura sobre “As birras” surge na mesma linha de continuidade da tentativa de combater os medos e, tal como outros que pretendemos levar por diante, encosta na temática das emoções.
Muitos adultos não atribuem qualquer importância aos medos, preocupações e frustrações das crianças, invalidando constantemente os seus sentimentos. Não tendo aprendido a controlar as suas emoções, as crianças não adquirem a capacidade de se acalmarem a si próprias quando se sentem irritadas ou preocupadas, comprometendo a sua capacidade de concentração, a expansão de novas competências, o seu aproveitamento escolar e a capacidade de se relacionar com os outros.
Os professores queixam-se frequentemente de terem alunos cada vez mais irrequietos, impulsivos, desobedientes e caprichosos, transformando o clima da aula num inferno diário. As razões são por demais conhecidas: famílias desenraizadas, desestruturadas, com pouco tempo livre para estar com as crianças e falta de disponibilidade de espírito para ouvir os seus problemas. É preciso aprender a lidar com esta realidade e pensar que os alunos não são capazes de deixar à porta da escola, a agitação de pensamentos e sentimentos que compõem a sua vida emocional, para logo se disporem a aprender. Surge, então, a necessidade de fomentar nas crianças, desde a mais tenra idade a capacidade de enfrentarem sentimentos perturbadores, ajudando-as a controlar impulsos e a desenvolverem relações empáticas com os outros.
A nossa postura pedagógica busca o desenvolvimento intelectual dos alunos numa escola onde se educam os afectos e se criam nichos de motivação, criatividade e inovação curricular. Assim procuraremos, ao longo do ano, criar um ambiente escolar propício à aprendizagem dos conteúdos das diferentes áreas curriculares, com uma atenção focada nas “pessoas que moram nos alunos” (AZEVEDO, 1999), criando espaços de diálogo que colocam as crianças em contacto directo com os seus sentimentos mais profundos, promotores de autoconhecimento, metacognição e socialização.
Nascido do cruzamento de várias reflexões que questionam os modos tradicionais do ensino do português, este projecto de leitura conseguiu envolver os alunos numa dinâmica em que se respeitam sentimentos e se estabelecem regras e critérios de actuação enquanto se desperta o gosto pela leitura e se ensina a Língua Materna.
A aula assistida pela nossa formadora Alexandra Subtil teve um balanço muito positivo. Os alunos mostraram-se interessados e participativos. Através do diálogo motivado pela exploração de gravuras chegaram à palavra “birra” como era o nosso propósito. Falaram das suas vivências, descreveram situações observadas e assumiram expressões fisionómicas e posturas corporais muito expressivas.
Estava aberto o caminho para a exploração do poema de Cecília Meireles “Uma palmada bem dada”. Os alunos acompanharam a leitura do poema visualizando imagens e foram capazes de enunciar quase todas as palavras que faziam parte do texto e que eram deliberadamente “esquecidas” pela professora.
A escolha das gravuras que correspondiam a essas palavras foi feita de forma ordenada. Um aluno voluntário fez circular pelos colegas um pequeno envelope que continha as gravuras e cada aluno retirou uma.
O poema foi depois apresentado em papel de cenário a toda a turma e cada aluno foi chamado a colocar no respectivo lugar, a gravura correspondente a uma palavra estrategicamente omitida no poema.
Foi depois feita a leitura integral do poema, experimentando ritmos, intensidades e entoações diversas. (Esta actividade foi aprofundada nos dias seguintes, com um grau de expressividade crescente.)
A aula terminou com a canção “O menino do contra”.
Os alunos conseguiram atingir os objectivos traçados e empenharam-se em todas as actividades.
Destacamos como aspecto menos positivo a realçar, o ruído e alguma agitação que ocorreram em determinados momentos, devido ao entusiasmo dos alunos, mas que em nada diminuiu o seu foco de atenção e implicação na dinâmica da aula.
Nos dias seguintes os alunos trabalharam neste projecto com o mesmo interesse e empenho.
Foi possível aprofundar as razões que levam algumas crianças já crescidas a fazerem birra e sugerir actividades que podem ajudar a apaziguar e corrigir comportamentos desadequados.
Este projecto permitiu trabalhar de forma integrada Língua Portuguesa, Formação cívica e as áreas expressivas (expressão dramática, musical e plástica).
Os alunos recriaram o poema, ilustraram a parte que mais lhes agradou, fizeram dramatizações, inventaram outros finais, construíram novas rimas, repetiram-nas com voz meiga e irritada, exploraram sentimentos e emoções.
Foi com agrado que assistimos ao envolvimento de todos nas diferentes actividades. As respostas ajustadas ao que era solicitado manifestaram criatividade e capacidade de reflexão.
Um bom prelúdio para que se envolvam na construção da aprendizagem?
A ver vamos…

ANEXOS

“Uma Palmada bem dada”

É a menina manhosa
Que não gosta da rosa
Que não quer a borboleta
Porque é amarela e preta
Que não quer maçã nem pêra
Porque tem gosto de cera
Que não toma leite
Porque lhe parece azeite
Que não almoça nem janta
Porque cansa a garganta
Que tem medo do gato
E também do rato
E também do cão
E também do ladrão
Que não calça meia
Porque dentro tem areia
Que não toma banho frio
Porque sente um arrepio
Que a unha não corta
Porque sempre fica torta
Que não quer dormir cedo
Porque sente imenso medo
Que também tarde não dorme
Porque sente um medo enorme
Que não quer festa, nem beijo,
Nem doce, nem queijo
Ó menina malvada
Quer uma palmada?

Cecília Meireles

Canção “O Menino do contra"

O menino do contra
Fazia tudo ao contrário,
Guardava a roupa na cama
E dormia no armário…

Das cascas dos ovos
Fazia uma omoleta,
E para tomar banho
Usava a retrete…

Andava, corria, de pernas p’ró ar…
Se estava contente, punha-se a chorar…
Escrevia no lápis com um papel
Achava salgado o sabor do mel…

As rimas dos nossos nomes

1. A Raquel besunta-se com mel.
2. O Pedro José antipático não é.
3. O João gostava de ter um cão.
4. A Inês fala com um chinês.
5. O Mário vê o peixe no aquário.
6. A Daniela dá o osso à cadela.
7. O Pedro disse um segredo.
8. O Alcino todos os dias ouve o sino.
9. A Andreia rasgou a meia.
10. O Tiago comeu da uva um bago.
11. O João Pedro não tem medo.
12. A Inês espera pela sua vez.
13. A Sara lavou a cara.
14. O César André não gosta de café.
15. O Paulo Alexandre já é grande.
16. A Carolina não é traquina.
17. A Nicole gosta de pão mole.
18. A Teresa ajuda a mãe a pôr a mesa.
19. O António aleijou o perónio.
20. O Luís nunca foi a Paris.
(Trabalho colectivo)

Comentários dos alunos às actividades

Pedro José: Eu gosto muito das aulas de Língua Portuguesa porque fazemos muitas actividades.

Nicole: Eu gostei de ver o Mário a bater com os pés no chão.

Paulo: Eu às vezes faço birras e a minha mãe não gosta nada. Ralha-me muito tempo e nunca mais se cala. Eu um dia fiz uma grande birra porque não queria comer batatas cozidas.

Raquel: Gostei muito da poesia da menina manhosa porque tem muitas rimas.

Carolina: Eu gosto muito das rimas dos nossos nomes.

Inês Rogão: Os nossos desenhos sobre as birras estão muito parecidos porque os meninos estão todos a chorar.

Inês: A canção do menino do contra é muito divertida e nós cantamos muito bem.

Mário: Eu gostei de fazer voz de segredo e de zangado.

João: Eu gostei de ler as frases todas.

Pedro José: Eu acho a escola muito divertida. Gosto de tudo, tudo, tudo!

Tiago: Eu gosto das poesias porque têm palavras giras.

César: Eu às vezes não gosto muito de fazer as letras maiúsculas, mas adoro as histórias da professora.

Alcino: Nós às vezes fazemos um bocado de barulho nas aulas, mas às vezes ficamos muito caladinhos a ouvir as histórias e as canções da professora Helena.

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